Galinha Brahma Tudo o que você precisa saber: ovos, variedades de cores e muito mais

A galinha Brahma é uma galinha enorme e por conta disso é chamada em alguns lugares de galinha Brahma gigante.

Apesar de seu grande tamanho e de sua aparência intimidante, as galinhas Brahma são gigantes gentis. Para qualquer pessoa que já cria galinhas ou queira iniciar a sua criação de galinhas, a raça Brahma é um acréscimo maravilhoso a qualquer criação e até ajudam a defender as outras raças de galinha que você esteja criando contra a ação de pequenos predadores.

As galinhas Brahmas são elegantes e se movem com muita graça e propósito. Você tem espaço suficiente para acomodar a rainha das galinhas?

Continue lendo para descobrir mais sobre esta raça de galinhas ornamentais que é a preferida e mais admirada por milhares de criadores aqui no Brasil: as galinhas Brahma.

galinha brahma light Galinha Brahma Light do perfil galinhabrahmagoiania no Instagram[/capt]ion

Visão Geral sobre as Galinhas Brahma

As galinhas Brahma foram uma das principais aves de corte até o surgimento das aves de corte para produção industrial, lá pelos idos da década de 1930.

Embora tenham caído em desuso na indústria de frangos de corte, permaneceram populares entre os pequenos criadores domésticos de galinhas, pois são uma raça de galinha de duplo propósito.

A galinha Brahma é uma das maiores raças de galinhas existentes e tem uma bela plumagem que só contribui para a preferência pelo seu apelo ornamental entre as outras raçãs de galinha com o mesmo propósito.

Apesar de seu tamanho “gigante”, galos Brahma e galinhas Brahma são aves muito gentis, adequadas para os criadores iniciantes e até mesmo para a criação famíliar pois não apresentam perigo às crianças.

Galinhas Brahma se desenvolvem melhor em climas mais frios, no entanto a raça tem sido criada com sucesso em todo o Brasil, até mesmo em estados com clima mais quente como os das regiões Norte e Nordeste do país.

Um outro fato interessante sobre as galinhas Brahmas é que elas preferem botar nos meses mais frios (nas regiões onde há uma diferença bem acentuada no clima nas diversas estações do ano). As galinhas Brahma botarão durante todo o inverno e diminuirão a ppstura quando a primavera chegar. Dessa forma elas são uma ótima opção para a manutenção da produção de ovos criando-as em uma criação com outras raças de galinha que preferem botar nos meses mais quentes.

Nos últimos anos, com o aumento da criação de galinhas de raça em fundo de quintal, a popularidade dessa raça de galinha antiga voltou a crescer novamente.

Aparência das Galinhas BrahmaTamanho e peso das galinhas Brahma

A galinha Brahma é uma ave muito imponente, com cerca de 70 centimetros de altura.

O tamanho avantajado dos galos Brahma, e até mesmo das galinhas, pode ser muito intimidador para algumas pessoas (especialmente crianças pequenas).

Em 1800, seu peso era muito mais impressionante do que parece nos dias atuais. As galinhas Brahma de hoje são um pouco menores do que seus ancestrais e um galo Brahma pesa cerca de 5,5 kilos com as galinhas se mantendo na casa dos 4 kilos.

As Brahmas Bantam são muito menores, com os machos pesando cerca de 1,1 Kg e as fêmeas pesando um pouco menos, com 960 gramas.

Variedades de cores das galinhas Brahma

São 3 as variedades de cores para galinhas Brahma, aceitas como padrão pelas associações de avicultura ao redor do mundo:

– Dark.
– Light. e
– Buff.

No entanto, ao longo dos anos surgiram diversas outras variações de cores que fixaram os demais padrões morfológicos e de temperamento das galinhas Brahma, estas “novas” variedades de galinhas Brahma são amplamente divulgadas e comercializadas ao redor do mundo, mesmo que elas não sejam oficialmente aceitas pelas associações.

A variação Brahma Dark requer uma técnica de duplo acasalamento para garantir aves de boa qualidade.

As diversas variações de cor em que se encontram, atualmente, as galinhas Brahma giram em torno da seguinte paleta de cores: Dark, Light, amarelo, preto e branco. As cores totalmente preto e totalmente branco são consideradas mais raras de serem encontradas. Atualmente há diversas variedades de Brahma classificadas como variação azul, como a Brahma Light Azul, Brahma Dark Azul, Brahma Buff Azul, etc.

As galinhas Brahma Bantam são bem mais difíceis de se encontrar, mas existem por aí!

Criando galinhas Brahma

Galinhas Brahma são boas forrageadoras e gostam de passar a maior parte do dia vagando.

Embora tolerem viver em confinamento , elas gostam mesmo e de estar perambulando.

Brahmas são aves pesadas, o que significa que elas não voam muito bem (se é que voam).

Elas podem ser facilmente contidas atrás de uma cerca de 1,5 metros de altura.

Nos meses de verão é preciso tomar especial cuidado para fornecer sombra e bastante água fresca para as suas galinhas Brahma pois elas não toleram bem o calor.

Personalidade das galinhas Brahma

Brahmas são uma das raças mais descontraídas que existem. Ela não é inconstante ou nervosa e é muito mansa. Devido ao seu tamanho, nadas as intimida muito.

Galinhas Brahma não são conhecidas por brigar ou mexer com outras aves, desde que haja espaço suficiente para todas e não sejam provocadas por outras aves ou animais. Na verdade, por conta do seu tamanho avantajado, elas costumam estar bem alto na hierarquia das aves domésticas e raças menores tendem a não incomodá-las.

A galinha Brahma é dócil e amigável com as pessoas – não é exatamente uma ave de colo, mas certamente não terão nenhum pudor em pedir para serem servidas com guloseimas.

Embora as crianças pequenas possam ter medo das Brahmas, num primeiro contato, as galinhas as tratarão com carinho mesmo depois de ganharem alguns carinhos e abraços desajeitados por parte dos pequeninos.

Nível de ruído das Galinhas Brahma

As Brahmas são aves quietas e raramente fazem muito barulho. As ocasiões em que elas irão fazer barulho são no canto diário do ovo por parte das fêmeas e os chamados de alarme de predadores ou alguma atividade que fuka do trivial, por parte dos galos.

Por serem galinhas mais silenciosas as Brahmas são ideais para a criação em ambiente urbano. Desde que tenham espaço suficiente para vagar elas não deverão incomodar nem aos seus donos e não aos vizinhos.

Produção de Ovos das Galinhas Brahma

As galinhas Brahmas podem levar até 7 meses ou mais até entrarem em postura. Se o clima for mais quente a espera é maior até que iniciem a postura. A espera, no entanto, vale a pena.

As fêmeas Brahma irão botar uma média de 3 a 4 ovos marrom claro (creme) a cada semana. A coloração dos ovos pode variar um pouco de acordo com a variedade (cor) da sua Brahma bem como de acordo com a produtividade e didade da galinha. Se vota menos ovos os ovos serão mais escuros e vice-versa.

A Brahma prefere botar em climas mais frios, então quando as outras galinhas estiverem terminando o período de postura, a Brahma estará botando por conta do clima mais frio.

As galinhas Brahma irão botar entre uma dúzia ou pouco mais e irão entrar no choco. O clima quente estimula o choco nas fêmeas. Aquelas que ficam chocando vão permanencer no ninho com muita determinação até que seus ovos eclodam. Como as mães são muito grandes, é aconselhável ficar de olho nos filhotes para que estes não sejam pisoteados pela mãe.

Apesar do tamanho avantajado das aves, as galinhas Brahma costumam botar ovos de tamanho médio mas algumas variedades de Brahma podem botar ovos grandes.

Alimentação das Galinhas Brahma

Galinhas Brahma prosperam melhor quando tem acesso livre à alimentação.

Uma alimentação com 16% de proteína é a ideal para a maior parte do ano. A Brahma precisará de um pouco mais de proteína quando começar a muda de penas.

Por serem aves grandes, as galinhas brahma têm um grande apetite. Tentar alimentar uma Brahma somente com racão pode pesar no bolso, por isso é uma boa ideia ter uma produção própria de alimentos alternativos para ofertar às suas galinhas.

Quando as Brahmas ficam com fome elas tendem a intimidar umas as outras que estarão disputando uma mesma cota de alimentos, por isso é melhor mantê-las bem alimentadas e felizes.

É melhor se você criá-las pastando livremente, pois isso ocupará seu tempo e reduzirá seu custo com ração.

Galinheiro, poleiro e ninho para galinhas Brahma

A Brahma é uma ave grande, por isso precisa de mais espaço do que uma galinha comum.

O ideal é que o galinheiro tenha pelo menos um metro quadrado para cada ave confinada, em espeços menores podem ocorrer coportamentos indesejados entre as aves como arrancar penas e bicar umas as outras.

Quanto ao poleiro, estas necessitam de um espaço individual de pelo menos 20 centimetros, lembre-se, são galinhas grandes e que tem dificuldade para voar, dessa forma, o melhor é que os poleiros sejam baixos, entre 30 e 40 centimentros de altura. Em poleiros muito altos as Brahmas correm o risco de ferir as pernas e os pés ao descerem do poleiro.

As galinhas Brahma até podem caber em ninhos de 30 por 30 cm., mas elas se sentirão muito mais a vontade se você as ofertar ninhos de pelo menos 35 por 35 cm. Esses centimetros a mais irão facilitar as manobras das galinhas Brahma ao se ajeitarem no ninho.

Da mesma forma que os poleiros, não coloque os ninhos em altitudes maiores que 40 centimetros.

O piso ideial para a criação das suas Brahmas é a areia, em pisos orgânicos ou que ficam lamacentos existe a tendeência de criação de fungos nos péas das aves, por conta da plumagem existente nesta área.

A Brahma é uma raça que prospera bem se tiver um piquete para ficar andando e ciscando por aí, é uma boa ideia deixa-las ao ar livre desde que tenhma um local com sombra para se proteger. Elas vão gostar muito desta liberdade e de poderem buscar seu próprio alimento.

Devido ao seu grande tamanho, as aves de rapina não costumama atacar as Brahmas adultas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*